A volta e a valorização da Filosofia ao Currículo Oficial de vários estados brasileiros faz que com o passar dos anos seu conteúdo seja cobrado nas provas do ENEM.Uma grande conquista para nós filósofos que durante o Regime Militar,tivemos nossa disciplina cassada e extinguida da grades escolares. Profº Humberto Machado Borges - Barretos 27/12/2014.
1) A política foi, inicialmente, a arte de impedir as pessoas de se ocuparem do que lhes diz respeito. Posteriormente, passou a ser a arte de compelir as pessoas a decidirem sobre aquilo de que nada entendem.
VALÉRY, P. Cadernos. Apud BENEVIDES, M. V. M. A cidadania ativa. São Paulo: Ática, 1996.
Nessa definição o autor entende que entende que a história da política está dividida em dois momentos principais: um primeiro, marcado pelo autoritarismo excludente, e um segundo, caracterizado por uma democracia incompleta.
Considerando o texto, qual é o elemento comum a esses dois momentos da história política?
A) A distribuição equilibrada do poder.B) O impedimento da participação popular.
C) O controle das decisões por uma minoria.
D) A valorização das opiniões mais competentes.
E) A sistematização dos processos decisórios
2) O príncipe, portanto, não deve
se incomodar com a reputação de cruel, se seu propósito é manter o povo unido e
leal. De fato, com uns poucos exemplos duros poderá ser mais clemente do que
outros que, por muita piedade, permitem os distúrbios que levem ao assassínio e
ao roubo.
MAQUIAVEL, N. O Príncipe. São Paulo: Martin Claret, 2009
No século XVI, Maquiavel escreveu
O Príncipe, reflexão sobre a Monarquia e a função do governante.
A manutenção da ordem social,
segundo esse autor, baseava-se na
A) inércia do julgamento de
crimes polêmicos.
B) bondade em relação ao
comportamento dos mercenários.
C) compaixão quanto à condenação
dos servos
D) neutralidade diante da
condenação dos servos.
3) A lei não nasce da natureza,
junto das fontes frequentadas pelos primeiros pastores; a lei nasce das
batalhas reais, das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e
seus heróis de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras
devastadas; ela nasce com os famosos inocentes que agonizam no dia que está
amanhecendo.
FOUCAULT, M. Aula de 14 de janeiro de 1976. In: Em defesa da sociedade.
São Paulo: Martins Fontes, 1999
A) combater ações violentas na guerra entre as nações.
B) coagir e servir para refrear a agressividade humana.
C) criar limites entre a guerra e a paz praticadas entre os
indivíduos de uma mesma nação.
D) estabelecer princípios éticos que regulamentam as ações
bélicas entre países inimigos.
E) organizar as relações de poder na sociedade e entre os
Estados.
4) A ética precisa ser
compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e
rediscutido, porque é produto da relação interpessoal e social. A ética supõe
ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsável por todos e que
crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre
ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos
povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza
dos valores sociais para organizar também uma nova prática política.
CORDI et al. Para filosofar. São
Paulo: Scipione, 2007 (adaptado)
O Século XX teve de repensar a
ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais,
conflitos ideológicos e contradições da realidade.Sob esse enfoque e a partir
do texto, a ética pode ser compreendida como
A) instrumento de garantia da
cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com
valores coletivos.
B) mecanismo de criação de
direitos humanos, porque é da natureza do homem ser ético e virtuoso.
C) meio para resolver os conflitos
sociais no cenário da globalização, pois a partir do entendimento do que é
efetivamente a ética, a política internacional se realiza.
D) parâmetro para assegurar o
exercício político primando pelos interesses e ação privada dos cidadãos.
E) aceitação de valores
universais implícitos numa sociedade que busca dimensionar sua vinculação a
outras sociedades.
5.
Democracia: “regime político no
qual a soberania é exercida pelo povo, pertence ao conjunto dos cidadãos.”JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
Uma suposta “vacina” contra o
despotismo, em um contexto democrático, tem por objetivo
A) impedir a contratação de
familiares para o serviço público.
B) reduzir a ação das
instituições constitucionais.
C) combater a distribuição
equilibrada de poder.
D) evitar a escolha de
governantes autoritários.
E) restringir a atuação do
Parlamento.
6) Na ética contemporânea, o
sujeito não é mais um sujeito substancial, soberano e absolutamente livre, nem
um sujeito empírico puramente natural. Ele é simultaneamente os dois, na medida
em que é um sujeito histórico-social. Assim, a ética adquire um dimensionamento
político, uma vez que a ação do sujeito não pode mais ser vista e avaliada fora
da relação social coletiva. Desse modo, a ética se entrelaça, necessariamente,
com a política, entendida esta como a área de avaliação dos valores que
atravessam as relações sociais e que interliga os indivíduos entre si.
SEVERINO, A. J. Filosofia. São
Paulo: Cortez, 1992 (adaptado).
O texto, ao evocar a dimensão
histórica do processo de formação da ética na sociedade contemporânea, ressalta
A) os conteúdos éticos
decorrentes das ideologias político-partidárias.
B) o valor da ação humana
derivada de preceitos metafísicos.
C) a sistematização de valores
desassociados da cultura.
D) o sentido coletivo e político
das ações humanas individuais.
E) o julgamento da ação ética
pelos políticos eleitos democraticamente
Respostas
Portal Educação, Google Analytics. Disponível em: <http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=187# >Acesso em 27 de Dezembro de 2014